A Galeria Municipal do Porto apresenta um programa regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, desenvolvendo projetos também nos domínios do design e da arquitetura. Com a missão de apresentar exposições que promovam uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas contemporâneas, a Galeria Municipal do Porto promove debate, investigação e disseminação de ideias em torno das artes.
Desde que reiniciou a sua atividade em 2014, a Galeria Municipal do Porto tem colaborado com parceiros nacionais e internacionais na programação e comissariado de exposições, performances e debates, estimulando envolvimento a longo prazo através do seu projeto educativo e editorial.
A Galeria Municipal do Porto é um espaço com entrada livre e conta com a Fundação EDP como mecenas principal.
Entrada livre

Horário

Terça - Sábado
10h00-18h00

Domingo
14h00-18h00

Encerrado à segunda-feira e feriados

Contactos
 Rua D. Manuel II
(Jardins do Palácio de Cristal)
4050-346 Porto

+351 226 081 063
galeriamunicipal@cm-porto.pt
fb.me/galeriamunicipaldoporto

Equipa

Presidente
Rui Moreira

Direção Artística
Guilherme Blanc

Direção Executiva
Sílvia Fernandes

Coordenação de Produção
Patrícia Vaz

Apoio à Curadoria
Rita Roque

Coordenação Editorial

Lídia Queirós

Comunicação
Tiago Dias dos Santos
 
Serviço Educativo
Mariana Bacelar
Rita Roque

Equipa de Montagem
Isidro Caldeira
Joaquim Tavares
Paulo Coelho
Paulo Vieira

Técnicos de Audiovisual
Guilherme Dantas
Luís Neves

Apoio à produção

Joaquim Aguiar
Maria dos Anjos Cerdeira  

Direção Municipal da Cultura
  
Diretora de Departamento
Sofia Alves
 
Serviços administrativos
Eduarda Paiva
Nina Machado

  • mecenas:

  • organização:

  • Fundação Edp
  • Porto.
Expo’98 no Porto é um concurso que atribui duas bolsas para a realização de duas exposições na Galeria Municipal do Porto, entre 2019 e 2020.

Enquanto espaço municipal, a Galeria Municipal tem por missão apresentar exposições que promovam reflexões sobre as tendências artísticas e discursivas contemporâneas. Com Expo’98 no Porto pretende-se reforçar essa missão através de um projeto que estreita a relação entre a singularidade da sua identidade programática e a prática artística e curatorial da cidade.

Dirigido a curadores e artistas residentes no Porto durante todo o período de conceção e implementação dos projetos expositivos, Expo’98 no Porto conta com um orçamento total de 98.000 euros. As duas exposições resultantes do concurso serão apresentadas na Galeria Municipal: a primeira, com um orçamento de 34.000 euros, será inaugurada em dezembro de 2019, e a segunda, com um orçamento de 64.000 euros, será apresentada em 2020.

As candidaturas deverão ser enviadas para galeriamunicipal@cm-porto.pt a partir de 1 de março de 2019.

 

+ info

JÚRI

Daniela Agostinho

Daniela Agostinho é investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade de Copenhaga. Foi curadora da coletiva Artists Film International (MAAT, 2017) e da individual de Aimée Zito Lema (Museu Gulbenkian, com Ana Cachola e Luísa Santos, 2018).

Miguel Ferrão
Licenciado em Pintura pela FBAUL, é mestre em Filosofia-Estética pela FCSH-UNL e doutorando em Estudos Artísticos - Arte e Mediações pela mesma instituição. Dirige com Eduardo Guerra, desde 2010, o projecto artístico Musa paradisiaca, finalista dos Prémios EDP Novos Artistas (2013) e Sonae Media Art (2015). Foi assistente curatorial na Galeria Zé dos Bois (2008-2010) e coordenador da programação “Aguêdê-Alê”, em São Tomé e Príncipe (2010-2013).

Nuno Faria
Formado em história de arte e arqueologia. É director artístico do CIAJG —Centro Internacional das Artes José de Guimarães, curador e professor na ESAD - Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha.

02.06 — 13.08.2017

THEM OR US!
Um projecto de acção científica social e política

Arte contemporânea de mais de 90 autores nacionais e estrangeiros compõe Them or Us!, uma exposição de ficção científica, social e política, onde o futuro se interseta com o passado originando o presente e que se orienta pela máxima do cineasta russo Alexander Sokurov, segundo o qual “em história falamos do que aconteceu, na arte falamos do que poderia ter acontecido”.
Com curadoria de Paulo Mendes, a exposição relaciona passado e futuro para apresentar uma versão do presente, assentando na multiplicidade de obras de vários artistas de diferentes áreas, nacionais e estrangeiros, e de ideias que há pouco eram tidas como definição do presente: a do tempo da livre circulação, da abolição das fronteiras, da queda dos muros. Isto é, que o equilíbrio social estava garantido pelo triunfo de uma sociedade padronizada pelo consumismo e pela riqueza financeira especulativa. Em suma, que era o fim da história.
Them or Us! usa como máquina conceptual a ideia de “invasor” nas suas possíveis formulações, a criação do medo “do outro”, consequência da invasão territorial através do refugiado, do terrorista ou do turista, da invasão biológica através de novos vírus, contaminações e mutações contemporâneas que alteram o corpo primitivo.
 

Projeto e Curadoria:
Paulo Mendes

Design Gráfico:
Joana Pestana e Paulo Mendes

Apoio:
Museu Militar do Porto, Regimento de Transmissões do Porto, Museu de Anatomia, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Artistas:
Alberto García-Alix, Alexandra Moura, André Alves, André Cepeda, André Trindade, Andres Serrano, Angela Bulloch, Ângela Ferreira, Antoni Muntadas, António Areal, António Caramelo, António Júlio Duarte, António Melo, António Olaio, António Palolo, Arlindo Silva, Axel Stockburger, Carlos Correia, Cory Arcangel, Christian Andersson, Christian Boltanski, Christopher Williams, Cristina Mateus, Daniel Barroca, Didier Fiúza Faustino, Eduardo Batarda, Eduardo Matos, Erwin Wurm, Estelita Mendonça, Fernando Brito, Fernando Brízio, Fernando José Pereira, Fernando J. Ribeiro, Filipa César, Francisco Queirós, Hans-Peter Feldmann, Haim Steinbach, Horácio Frutuoso, Hugo Canoilas, Hugo de Almeida Pinho, Ignasi Aballí, Igor Jesus, Jérémy Pajeanc, João Biscainho, João Ferro Martins, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Marçal, João Onofre, João Pina, John Baldessari, Jonathan Monk, Jorge Molder, Jorge Lourenço, José Almeida Pereira, Juan Araújo, Julião Sarmento, Lara Torres, Lawrence Weiner, Leonor Antunes, Luís Paulo Costa, Mafalda Santos, Manuel Santos Maia, Maria Trabulo, Max Frey, Miguel Palma, Miguel Soares, Mike Kelley, Nikolai Nekh, Norman McLaren, Nuno Pimenta, Nuno Ramalho, Patrícia Almeida, Paulo T. Silva, Pedro Tudela, Pierre Candide, Renato Ferrão, Rita Castro Neves, Rodrigo Oliveira, Rogério Ribeiro, Rogelio López Cuenca, Rosa Ramalho, Rosângela Rennó, Rui Manuel Vieira, Rui Toscano, Ryan Gander, Stefan Brüggemann, Taryn Simon, Tiago Alexandre, Tito Mouraz, Von Calhau, Yonamine.