POLITICS OF SURVIVAL

Este livro resulta de um processo de documentação de diversas participações e contributos no âmbito do curso Politics of Survival, integrado no projeto Coletivos Pláka 2018, da Câmara Municipal do Porto.
Politics of Survival teve o intuito de ativar e transmitir conhecimento, procurando nessa transmissão formas de emular os trajetos e fluxos das próprias ruas, baldios, praças e vistas. A cidade performa-se, o conhecimento também. A cidade alberga, o planeta também. Pensar a dimensão política da transmissão do conhecimento não podia deixar de implicar pensar o modo como nos posicionamos no mundo hoje. Enquanto seres humanos, procuramos sobreviver em múltiplos sentidos, conscientes de uma humanidade que se dissipa pelos cantos do mundo, transformando-os; conscientes de um clima cuja imprevisibilidade nos inquieta; de um conhecimento cuja própria sobrevivência queremos analisar.
Enquanto produtores de arte e de pensamento, interrogámo-nos sobre os modos como as nossas práticas artísticas, individuais ou coletivas, ou como as pesquisas que fazemos e os textos que escrevemos podem transformar algo tão vasto como um planeta inteiro. Para se interrogarem connosco, chamámos filósofos, artistas, realizadores, arquitetos, geógrafos, urbanistas, ativistas, flanêurs e flaneuses.
O projeto abrangeu registos oficinais, conversas em círculo, derivas e videoscreenings, em busca de fios condutores que apontassem soluções sem desenhar fechamentos.
Este livro pode ser adquirido na Galeria Municipal do Porto.

Editora:
Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M. / Galeria Municipal do Porto

Projeto Editorial:
Guilherme Blanc

Edição:
Carlos Costa
Gabriela Vaz-Pinheiro
Jorge Palinhos

Contributos:
Álvaro Domingues
Camille Louis
Carlos Costa
Gabriela Vaz-Pinheiro
João Luís J. Fernandes
Jorge Leandro Rosa
Jorge Palinhos
Lia Carreira
Margarida Mendes
Mariana Pestana
Marjetica Potrč
Marta Alvim
Matilde Seabra
Rui Matoso
VIPA: Aliki Kylika & Kyveli Anastasiadi

Coordenação Editorial:
Lídia Queirós

Design Gráfico:
José Peneda

Tradução:
Ana Salgado – Magnum Traduções

Revisão:
Martin Dale
Tiago Dias dos Santos

Coprodução:
Visões Úteis

Impressão:
Empresa Diário do Porto

ISBN: 
978-989-96486-6-1

Preço:
10€

Assine a nossa newsletter