Workshop Filtros para Transgressão da Imagem
Com Thais de Menezes / Para escolas
17.04 — 19.04.2023
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Memória de Elefante
Participação gratuita
Cada workshop é direcionado a uma única turma
Filtros para Transgressão da Imagem foi um workshop que partiu de uma ação decolonial e da desconstrução de três lugares: a Escola Secundária Infante D. Henrique, o Palácio de Cristal com os seus jardins e a Primeira Exposição Colonial Portuguesa, que têm em comum a sua conceção temporal e ideológica.
Ao reunir estudantes e professores em três encontros, Thais de Menezes potencializou experiências coletivas, tanto na sala de aula como no seu atelier, numa tentativa de transgressão do ensino e dos seus métodos de aprendizagem. O retrato na pintura e na fotografia, as suas descrições, e ainda imagens digitais com recurso a filtros ou máscaras, foram abordadas e ensaiadas, gerando novas representações.
A partir destas práticas artísticas e do acervo da exposição colonial de 1934, propõs-se a (re)criação de modos de observação de si e do outro. O desenvolvimento de uma instalação coletiva permitiu que novos “filtros de observação” tenham em consideração os lugares de fala e de escuta, mas também os diferentes modos de vida, de culturas e saberes.
No contexto deste workshop, aconteceu ainda uma conferência por Beatriz Lemos, curadora MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que a partir do projeto desenvolvido trouxe a sua visão e experiência em práticas curatoriais e de mediação antirracista.
Thais de Menezes é brasileira, e constrói as suas atividades entre o Porto e Barcelona. Integra o Programa de Estudos Independentes (PEI) no MACBA, é mestranda no curso de História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (Brasil).
Desenvolve uma pesquisa curatorial em práticas artísticas que transitam entre a performance e as artes visuais. Pertence, desde 2012, ao coletivo Desdito, com o filósofo Fabio de Oliveira. Juntos, têm vindo a apresentar propostas no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Brasil) e nos Jardins do Museu de Arte Moderna (Brasil), performances em espaços urbanos públicos e seminários em instituições de arte e cultura. Atualmente coordena o projeto ATRAVESSA, localizado no atelier da artista no Porto, procurando ser um lugar de partilha de trabalho e criação com artistas, ativistas e pensadores na área da filosofia e literatura.
Fotografia: Rui Meireles / Ágora Porto
Eventos Relacionados
Costurando entretempos: notas sobre curadoria, educação e acervos
Conversa com Beatriz Lemos
25.05.2023
Percurso Exodus com Paralaxe
29.04.2023