• Sábado, 30 de outubro, das 18h30 às 20h00

    Percurso para os jardins com Von Calhau!

    ping! — Programa de Incursão à Galeria
    Gineceu & Estigma / Especulações Botânicas


    Criado em 2006 por Marta Ângela e João Alves, o coletivo Von Calhau! tem vindo a desenvolver um corpo de trabalho nas áreas da música e das artes visuais, com múltiplas ramificações e cruzamentos que se vão manifestando nos seus concertos e performances, na edição de discos, na realização de filmes e vídeos, numa profusa produção de desenhos e obra gráfica e nas suas publicações. A dupla cofundou o estúdio de artes gráficas Oficina Arara e já participou em exposições e residências em locais como o Atelier MTK (França), a Galeria ZDB e o Museu de Serralves (Portugal) e mais recentemente a Residency Unlimited (EUA).
    Local
    Jardins do Palácio

    Para participar no percurso deve inscrever-se previamente.
    A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

    Crédito da imagem: Von Calhau!
  • Sexta (18h00-20h00) e sábado (10h00-17h00), 5 e 6 de novembro

    Formas Partilhadas – Workshop de Terracota com Formabesta

    Workshop de terracota orientado pelo coletivo de artistas Formabesta (Juan e Salvador Cidrás), em parceria com a Ó! Cerâmica.

    Com base na ideia de “jogar” e “aprender fazendo”, esta oficina parte de uma série de formas tradicionais em argila para realizar um processo contínuo de transformação em outras formas que surgem da improvisação, do acaso e da ação colaborativa. Como nos lembra Bruno Munari, o que importa é a possibilidade de jogar com inúmeras possibilidades, mudando incessantemente, testando e testando. Só assim, "a mente se torna flexível, o pensamento dinâmico: o indivíduo criativo".

    Salvador Cidrás e Vicente Blanco, são artistas plásticos e professores da área de Expressão Plástica da Universidade de Santiago de Compostela na Facultad de Formación de Profesorado de Lugo. Licenciados en Belas Artes pela Universidad de Vigo, doutorados em Humanidades (USC) e Belas Artes (UGR), respectivamente e licenciados em Cerámica pela EASD Ramón Falcón, Lugo, desenvolvem a sua investigação artística em diferentes meios, como o vídeo, desenho, escultura e instalação. A sua obra foi exposta individualmente em diferentes museus de arte contemporânea, como é o caso do Museo Reina Sofia (Madrid), CGAC (Compostela), MUSAC (León), assim como em diversas exposições coletivas.
    Inserido no programa público da exposição “Pés de Barro”, com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos.
     
    Dirigido a adultos 

    Local: Ó Cerâmica (Rua de Adolfo Casais Monteiro 61, 4050-014 Porto)

    Para participar no workshop deve inscrever-se previamente. 

    A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

    O horário e as condições de participação estão sujeitos às normas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde no período de realização do programa.

    Crédito da imagem: Formabesta (Salvador e Juan Cidras)

  • 6 de novembro, às 16h

    Visitas guiadas às exposições

    A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.
     Entrada livre

    Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
  • Sábado, 13 de novembro, das 16h às 19h

    Percurso com Felícia Teixeira, Oriente–Campanhã

    ping! — Programa de Incursão à Galeria
    Exodus / Exodus para Todos

    Neste roteiro Exodus, a artista visual Felícia Teixeira irá propor uma visita por diferentes espaços de criação e mostra artísticas da área, mantendo a premissa de aproximação do público aos lugares e agentes culturais da cidade. 
    Neste novo percurso 'Oriente-Campanhã', os participantes terão a oportunidade de conhecer o atelier coletivo Campanice, o Atelier Logicofobista e o espaço Hotelier. 



    Felícia Teixeira trabalha desde 2011 enquanto artista plástica, em dupla com João Brojo, integrando exposições nacionais e internacionais, em espaços como a Galeria Graça Brandão, os Maus Hábitos, o Espaço Mira (Portugal) e a New Jorg (Áustria). Em 2014, concluiu o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em paralelo, desenvolve trabalho em produção cultural tendo já colaborado com a Fundação de Serralves, a Câmara Municipal do Porto, os Maus Hábitos, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Casa da Animação, a UPTEC e os Municípios de Vila Real e do Fundão.
    Todos os percursos são realizados a pé.
    Local de encontro: Campanice (Rua Anselmo Braancamp, 529. 4000-084 Porto)

    Para participar nos percursos, deve inscrever-se previamente.
    A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

    Créditos da imagem: "Parque Zootrónico", Atelier Logicofobista, 2020
  • Domingo, 21 de novembro, 16h

    The Disappearing Act - Performance de Yinka Esi Graves

    O artista Pedro G. Romero convidou a bailaora afrodescendente Yinka Esi Graves para a performance de encerramento da exposição Novos Babilónios – Atravessar a Fronteira.
    A criação The Disappearing Act integra um projeto em curso (em co-autoria com Miguel Ángel Rosales) e resulta da residência que a artista realizou, em setembro, nos jardins do Palácio de Cristal, tendo por base a Primeira Exposição Colonial Portuguesa.
    Local: Galeria Municipal do Porto
    Hora: 16h

    Para participar na apresentação deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento.
    Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

    Créditos da imagem: Miguel Angel Rosales

loading

Assine a nossa newsletter