Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

ping!
pings!
PINGS! são jovens estudantes entre os 16 e 22 anos que conhecem e acompanham as atividades da GMP, dialogando com as equipas curatoriais, artistas e outros convidados, participando ativamente no quotidiano de uma instituição artística.
 
PINGS! inventam formatos e metodologias de encontro, diálogo e partilha de ideias à medida que vão descobrindo o modo de funcionamento de um centro de arte, as suas agendas e lógicas operativas. 
 
PINGS! darão continuidade ao projeto nas suas turmas e contextos educativos através de visitas guiadas, moderação de conversas, realização de materiais áudio-visuais ou outras modalidades que queiram propor e implementar. 
 
PINGS! irão dialogar e colaborar com investigadores e criadores como é o caso de Irina Pereira, mas também com o projeto Paralaxe (Carolina Grilo Santos, Diana Geiroto e Luisa Abreu), entre outros, através de workshops, conversas e entrevistas no âmbito dos três eixos de programação Gineceu+Estigma, Memória de Elefante e Exodus. Cada sessão pings! será gravada num podcast que conta com a colaboração de Mariana Sardon.
galeria

pings! / 17 de fevereiro

0.1 Percurso Exodus para pings! com Mafalda Fernandes — Quotidiano de Uma Negra

A Mafalda Fernandes desenhou um percurso onde foram debatidas narrativas coloniais que se perpetuam nas ruas e espaço público da cidade, enquanto se visitou lugares culturais e comerciais geridos por uma comunidade negra, portuguesa e emigrante, vinda de diferentes países africanos. 

“Quotidiano de uma negra” é o projeto desta jovem psicóloga que ensina e reflete sobre a luta antirracista e que tomará forma e espaço ao longo desta caminhada Exodus direcionada ao coletivo ping!.
 
Nascida e criada no Porto, Mafalda Fernandes é filha de pais brancos e irmã de mulheres negras. Psicóloga e ativista anti-racista, o estudo e pensamento sobre problemas sociais relacionados ao racismo são a sua maior paixão. Fundadora da Tour Africana Porto, usa o ecoturismo como forma de criar uma consciência comum. Criou o projeto @quotidianodeumanegra, onde expressa as suas inquietudes, em prol da educação anti-racista.

Fotografia: Dinis Santos
galeria

pings! / 23 de março, das 10h30 às 16h30 | Gineceu+Estigma

0.2 Ressonâncias de um Jardim: Workshop de revelação para pings! com Casa da Imagem

O processo para imaginar este workshop iniciou-se com uma recolha de elementos orgânicos como folhas, sementes e ramos, existentes nos Jardins do Palácio de Cristal, mas também com uma seleção fotografias do arquivo Teófilo Rego, que retratam tempos vividos neste jardim da cidade do Porto e que mostram exposição caninas ou stands para uma Feira de Vinhos. A parte prática aconteceu na Casa da Imagem, um espaço de arte e partilha de conhecimentos onde estudantes puderam contactar com diferentes processos de revelação – mais experimentais e ecológicos – que usam algumas das plantas colhidas anteriormente. 
 
O colecionismo botânico, as representações científicas de espécies vegetais e animais foram substituídas por uma representação da natureza não tão humanizada, mas mais vivenciada e pessoal. 
A Casa da Imagem é um lugar de arte e mediação, aprendizagens transdisciplinares e museologia, agindo para a equidade e justiça social. É um projeto da Fundação Manuel Leão, em Santo Ovídio, Gaia. Inês Azevedo e Joana Mateus, coordenadoras, e mais artistas, mediadores e investigadores organizam exposições, desenvolvem estudos, orientam oficinas. A Casa da Imagem trabalha sobre: o uso das tecnologias digitais para a representação e envolvimento crítico dos jovens nas redes sociais (#NarcissusMeetsPandora); as imagens que representam a indústria; os arquivos Foto-Comercial Teófilo Rego e Rocha Artes Gráficas; e a criação de imagens através de processos ecológicos.

Fotografia: Renato Cruz Santos

Sábado, 11 de maio, das 15 às 18 horas

0.3 Percurso Exodus para pings!, com Flor e Daniel Sá

Em 2021 foi lançada uma petição pública, hoje desativada, que questionava o Plano do Diretor Municipal da Câmara Municipal do Porto e debatia novos usos de alguns terrenos na zona de Paranhos — Arca d'Água. Um desses vazios urbanos, em contrapartida muito cheio de vida não-humana, popularizou-se como “A Charca de Salgueiros”. Microrganismos e uma grande variedade de espécies vegetais e animais vivem aqui, num limbo muito interessante de visitar e discutir. 
Um estádio, um shopping ou piscinas de pólo aquático foram alguns dos desejos apresentados pelo centenário Sport Clube Salgueiros. 
 
Neste percurso, orientado por Flor e Daniel Sá, vamos discutir o papel da arte na discussão do espaço público e aprender sobre burocracia, comunidade, desobediência e intervenção, reflectindo sobre processo e erro ao tentar navegar os temperamentos políticos de uma cidade. 
Flor é artista a viver atualmente no Porto. Os seus estudos académicos cruzam a arte, a tecnologia e a cultura dos sentidos, com os quais cria, em diferentes colectivos, ambientes imersivos e multi-sensoriais. Desenvolveu uma dissertação e performance sobre o cheiro e a sua cultura, estimulando curiosidades em diversos acontecimentos. Sintetiza vídeo e luz para espectáculos. Manifesta-se politicamente através da escrita e da arte, com foco nos temas da ecologia e solidão, desde uma perspectiva cuír. girlflux.xyz

Daniel Sá parte do estudo em Arquitectura no Porto, pautado por um desvio determinante pela Cidade do México, percurso que encerra com uma dissertação-ensaio sobre a queda do muro. A sua prática de exploração artística transporta vestígios desse lugar e sedimenta-se no regresso, integrado no estúdio Broca 501, aqui expondo ciclos de instalação cujas peças se debruçavam sobre a fractura. É membro integrante do Túnel, espaço colectivo auto-gerido, onde atua nas áreas de instalação, desenho, escrita e tatuagem, ao abrigo do nome Aguardente. Risca compulsivamente na expectativa de que algo se rache. aguardente.rip

Junta-te ao coletivo!

0.0 Sê ping!

Se tens entre 16 e 22 anos e queres participar nas atividades da Galeria, percorrer os espaços de arte na cidade, ou frequentar workshops orientados por diferentes artistas e pensadores, basta enviares um mail para galeriamunicipal@agoraporto.pt. 
O coletivo PINGs! aceita candidaturas em permanência.

Assine a nossa newsletter