Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

  • 25 de março, às 17 horas

    Desejos Compulsivos - Conversa

    O dia de abertura prevê um primeiro momento de visualização do filme Montanha Invertida, presente na exposição, seguida de um debate aberto à participação sobre os efeitos dos projetos de mineração previstos para o Norte de Portugal. 
     
    Moderada pela curadora Marina Otero Verzier, contará com a presença de Cheila Colaço Rodrigues, em representação da associação XR e Minas Não e o coletivo  G.I.T. — Grupo de Investigação Territorial, responsável pela produção do filme. 
     
     
     
    Entrada gratuita.

    Poeta e ativista interseccional, Cheila Colaço Rodrigues integra a associação Extinction Rebellion Portugal XR e Minas Não. Tem vindo a desenvolver um trabalho de mediação e capacitação de comunidades para a auto-gerência, em associações como o Teatro Comunitário e Cantares do Gerês.
     
    Grupo de Investigação Territorial (G.I.T.) é formado por arquitetos e investigadores que se debruçam e demonstram as implicações dos planos de extração de lítio em curso no Norte de Portugal e que afetam diretamente o território de Covas do Barroso e as comunidades que aí vivem. 
    O coletivo é formado por Antonio del Giudice, Godofredo Enes Pereira, Jacob Bolton, Mingxin Li e Tiago Patatas.
  • 25 de março, às 19 horas

    Psych Op Pump

    A instalação Psych Op Pump, criada pelo artista, compositor e encenador Jonathan Uliel Saldanha, transforma o espaço da galeria numa montanha invertida, criando uma ilusão de um lago sem fundo num ambiente de alta toxicidade. 
     
    No dia da inauguração a peça será ativada através da interpretação do poeta e performer Igor Borovsky, com quem Saldanha tem vindo a colaborar desde 2014.
    Entrada gratuita.

    Na fronteira entre as artes sonoras e as visuais, Jonathan Uliel Saldanha investiga as áreas de intersecção entre territórios artísticos, explorando tensões entre o sintético e a paisagem. O seu trabalho tem sido apresentado em diversos contextos de programação como o Centro Cultural de Belém, Palais de Tokyo, Culturgest e Teatro Municipal do Porto, ou festivais como Unsound, Le Guess Who?, Sónar ou Primavera Sound.

loading

Assine a nossa newsletter