Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

ping!
Gineceu+Estigma
Com raízes nos Jardins do Palácio de Cristal, Gineceu+Estigma aborda o fantástico mundo da botânica, cruzando pensamento científico, artístico, filosófico, espiritual e ecológico com abordagens em que os saberes académicos, artísticos e empíricos se cruzam e complementam.
 
Gineceu+Estigma propõe conversas, workshops e percursos interpretativos do jardim realizados por educadores, investigadores e artistas convidados. 

Sexta-feira, 23 de fevereiro, das 10 às 12 horas

Encerramento ESCOLA TERRA: Apresentação dos resultados do workshop com Landra

Escola Terra foi um workshop fora dos portões dos Jardins do Palácio de Cristal, que teve lugar nos recreios do agrupamento escolar de Canelas. Durante as quatro estações do ano, os Landra convidaram estudantes e docentes, do pré-escolar ao secundário, a saírem da sala de aula e descobrirem os ambientes vivos circundantes. 
 
Foram realizadas diferentes ações coletivas, como recolhas de amostras, observação em microscópio, seguidas de sessões de desenho e escuta. Falou-se de sucessão biológica, de biomas e das diferentes escalas da paisagem escolar, desde a árvore ao líquen, da escuridão do solo à luz da terra-chão. 
 
A sessão de encerramento deste projeto educativo contemplará uma visita à exposição da Galeria Municipal do Porto e uma conversa com os estudantes participantes e a dupla Landra, aberto a quem tenha interesse por pedagogia ou mediação em Arte e Ecologia.
Landra é o nome dado à terra e à prática de Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho, prestando homenagem às bolotas, chamadas de Landras no Noroeste Ibérico. A dupla revê nelas uma cultura de autonomia, de soberania e de auto-suficiência que procura recuperar, alinhando-se com uma prática de viver e fazer em sintonia com os ritmos e ciclos naturais. 
www.landra.pt

Terça-feira, 23 de abril, das 15 às 17:30 horas

Ressonâncias de um Jardim: Workshop de revelação para escolas com Casa da Imagem

O processo para imaginar este workshop iniciou-se com uma recolha de elementos orgânicos como folhas, sementes e ramos, existentes nos Jardins do Palácio de Cristal, mas também com uma seleção fotografias do arquivo Teófilo Rego, que retratam tempos vividos neste jardim da cidade do Porto e que mostram exposição caninas ou stands para uma Feira de Vinhos. A parte prática irá acontecer na Casa da Imagem, um espaço de arte e partilha de conhecimentos onde estudantes vão poder contactar com diferentes processos de revelação – mais experimentais e ecológicos – que usam algumas das plantas colhidas anteriormente. 
O colecionismo botânico, as representações científicas de espécies vegetais e animais vão ser substituídas por uma representação da natureza não tão humanizada, mas mais vivenciada e pessoal. 
A Casa da Imagem é um lugar de arte e mediação, aprendizagens transdisciplinares e museologia, agindo para a equidade e justiça social. É um projeto da Fundação Manuel Leão, em Santo Ovídio, Gaia. Inês Azevedo e Joana Mateus, coordenadoras, e mais artistas, mediadores e investigadores organizam exposições, desenvolvem estudos, orientam oficinas. A Casa da Imagem trabalha sobre: o uso das tecnologias digitais para a representação e envolvimento crítico dos jovens nas redes sociais (#NarcissusMeetsPandora); as imagens que representam a indústria; os arquivos Foto-Comercial Teófilo Rego e Rocha Artes Gráficas; e a criação de imagens através de processos ecológicos.

Sábado, 18 de maio, das 15 às 17 horas

Dia Internacional do Fascínio das Plantas - Percurso para os Jardins com Evgenja Emets

Como já vem sendo habitual nos Programas Públicos da Galeria Municipal do Porto, o Dia Internacional dos Museus tem sido festejado como Dia Internacional do Fascínio das Plantas, numa estreita relação com quem habita os Jardins do Palácio de Cristal – a sua fauna e flora – e também que os visita, numa celebração conjunta das diferentes formas de vida. 
 
Este ano quem nos guiará será a artista Evgenia Emets, que cuida do projeto Eternal Forest, focado numa atenta e cuidadosa investigação sobre a ligação das comunidades com a floresta e na urgência em refletirmos sobre estas relações, muitas vezes assentes em lógicas extrativistas.
 
Para este evento, Evgenia tem acompanhado as quatros estações do ano no espaço dos Jardins, deixando-se guiar intuitivamente pelas plantas e árvores daquele lugar. A proposta é que se faça um percurso onde se falará sobre as espécies de árvores que existem, acresentando ainda uma experiência coletiva de escrita a partir do que as plantas nos dizem, ao mesmo tempo que estabelecemos relações e histórias por detrás de cada uma delas.
Informações para inscrições serão divulgadas em breve.

Evgenia Emets (1979, Poltava, Ucrânia, USSR) é artista e poeta que vive e trabalha em Portugal. Frequentou o mestrado em Belas Artes pela Saint Martin's, Londres e há cinco anos decidiu reconstruir uma casa e a reabilitar um terreno agrícola em Torres Vedras, Portugal. A sua prática debruça-se sobre questões ecológicas, que transpõe para a arte visual, poesia sonora e caligráfica, instalação, performance, e arte site-specific em contextos naturais.  
O seu projeto Eternal Forest marca uma transição de integração do pensamento ecológico na sua arte, com a missão de partilhar mais conhecimento sobre biodiversidade, ligando as pessoas à natureza e à paisagem florestal através da arte participativa. 
 
Expõe individualmente ou coletivamente em exposições como CI.CLO / Bienal Fotografia do Porto - Sustentar; Roots & Seeds em Espanha; Multispecies Salon no Mexico e na Bienal de Cerveira; Encontro Pela Terra e Galeria Diferença; Participa em encontros sobre Arte e Ecologia, orienta percursos de “experiência artística” que tiveram lugar na  Estufa Fria Parque Florestal de Monsanto em Lisboa, ou no Encontro Pela Terra em Idanha-a-Velha.


Imagens: Evgenia Emets

Assine a nossa newsletter