Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

  • Quinta-feira, 16 de janeiro 2025, às 19h00

    Simulação e alucinação: O que vem depois da arte? - Conversa com Zachary Mainen, Gonçalo Guiomar e Jonathan Uliel Saldanha

    O rápido avanço da tecnologia baseada em inteligência artificial tem permitido que os modelos de aprendizagem automatizada se insiram em praticamente todas as formas de relação e produção sociocultural. Com as suas profundas ligações históricas à neurociência, estes modelos inspirados na mente humana têm demonstrado uma capacidade inusitada de simular o que antes se pensava serem faculdades humanas singulares, como a linguagem, a produção de imagens e, em certo sentido, o raciocínio abstrato.
     
    Tal como acontece com um cérebro humano, estes modelos de inteligência artificial também são capazes de alucinar, e é neste plano de alucinação que nasceu uma série de projectos colaborativos, desenvolvidos no contexto da investigação terapêutica digital no Centro Champaliamaud para o Desconhecido. 
     
    Nesta discussão, os neurocientistas Zachary Mainen e Gonçalo Guiomar, juntamente com o artista Jonathan Uliel Saldanha, reúnem-se para discutir como o trabalho que desenvolvem se insere nos interstícios dos seus campos de prática e de que forma estes objectos influenciaram a sua investigação.
    Local: Auditório BMAG

    Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

    Fotografia: Renato Cruz Santos

  • Sábado, 1 de fevereiro, às 16:30 horas

    Visita guiada à exposição com Rita Caldo e Patrícia Coelho

     A artista Rita Caldo, que apresenta "Assim na terra como no céu" na sala de exposições do piso -1, fará uma visita guiada à exposição, juntamente com a curadora do projeto, Patrícia Coelho.

    Mais tarde, pelas 18h30, acontece um concerto-performance por Crisálida.
    Entrada gratuita.
  • Sábado, 1 de fevereiro, às 18 horas

    Performance-Concerto por Crisálida

    Crisálida (um projeto de Sofia Pinto) é o termo que deriva da coloração metálico-dourada encontrada nas pupas das borboletas. É a terceira fase da vida destes insetos, onde quase não se movem, a não ser para mexerem os seus segmentos e reproduzir sons com o objetivo de afugentar predadores.

    Esta crisálida não é diferente, é estado de latência e embrião; aguarda que algo se defina para ter a bravura de sair da casca protectora. Até voar, nela se esconde, nunca adormece, embala-se com fitas de cassete e acordes de orgão, enquanto descobre como e onde está a sua voz. Asas nas costas, voo na placa de som.
    Entrada gratuita.
  • Sexta-feira, 7 de fevereiro, às 18 horas

    Lançamento da publicação Gineceu&Estigma

    A publicação Gineceu&Estigma resulta do programa homónimo, eixo de conhecimento e mediação a partir da Botânica dos Jardins do Palácio de Cristal, no âmbito do ping! – Programa de Incursão à Galeria, projeto educativo da Galeria Municipal do Porto. Os contributos aqui reunidos, assim como as atividades que foram apresentadas ao longo do tempo, indicam diferentes possibilidades para se estabelecerem relações e reaproximações mais justas ao mundo natural. Este livro não é apenas uma memória, mas a extensão de um projeto que se expande e desenvolve continuamente. Divide-se em quatro capítulos – Especulações Botânicas, Micorrizas, Hackers&PANCs e Terrários – mostrando um ecopensamento que atravessa tanto a reflexão teórica como as ações educativas práticas, através de workshops, ensaios, conversas e percursos interpretativos.

    Para festejar quatro anos do Gineceu&Estigma, o dia do lançamento é 7 de fevereiro e conta com a presença de Djaimilia Pereira de Almeida autora do livro A Visão das Plantas,  Paulo Pires do Vale filósofo e comissário do Plano Nacional das Artes e Matilde Seabra, coordenadora do ping!, para uma conversa em torno das relações entre vidas humanas e a Natureza.

    Local: Auditório BMAG
  • Sábado, 15 de fevereiro às 16h30

    Artist talk com Amy Ireland

    Amy Ireland é escritora e teórica, mais conhecida pelo seu trabalho com o coletivo transfeminista tecnomaterialista, Laboria Cuboniks, cujo livro Xenofeminism: A Politics for Alienation (2018) foi traduzido para 18 línguas. É coautora de Cute Accelerationism (2024), juntamente com Maya B. Kronic.

    Amy trabalha atualmente como editora e tradutora para a editora britânica de arte contemporânea e filosofia, Urbanomic
    Local: Galeria Municipal do Porto

    Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
  • Sábado, 15 de fevereiro às 18h00

    Live Act por Nsasi

    No contexto do programa público de "Superfície Desordem", de Jonathan Uliel Saldanha, a Galeria Municipal do Porto apresenta Nsasi, artista musical que nos traz a sonoridade undergroung do Uganda. 
     
    O seu som combina ritmos e paletas sonoras tradicionais com o universo da música ultra-moderna e disruptiva. O seu cosmos acústico é marcado pela capacidade de alternar sons constrastantes, levando os ouvintes a uma viagem através de tempos e géneros diferentes. O resultado é uma paisagem dinâmica onde as batidas ácidas colidem com a percussão Kiganda e os ritmos da África Oriental. 
     
    Este “Enfant Terrible” da pitoresca e profundamente conservadora cidade de Jinja, no Uganda, ganhou desde cedo a reputação de questionar normas, desenvolvendo DJ sets subversivos, entre hinos de dança desacelerados, R&b's lustrosos e experiências dinâmicas em clubes marginais. 
    Local: Galeria Municipal do Porto

    Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

    Imagem: Juho Reinikainen
  • Junta-te ao coletivo!

    0.0 Sê ping!

    Se tens entre 16 e 22 anos e queres participar nas atividades da Galeria, percorrer os espaços de arte na cidade, ou frequentar workshops orientados por diferentes artistas e pensadores, basta enviares um mail para galeriamunicipal@agoraporto.pt. 
    O coletivo PINGs! aceita candidaturas em permanência.

loading

Assine a nossa newsletter