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Sábado, 11 de janeiro 2025, às 15h00
"Superfície Desordem": Visita guiada à exposição com Aida Castro
A prática de Aida Castro reúne produções diversas que exploram metodologias híbridas entre práticas (visuais e de escrita) e saberes especulativos. A sua pesquisa tem explorado as arqueologias dos corpos-media, termo que surge no projeto (de)MONSTRAS: imaginários, corporeidades e materialidades anfíbias, para estudar figuras, matérias e imaginários em demonstrações de corpos híbridos e técnicos.Local: Galeria Municipal do Porto
Entrada gratuita.
Aida Castro é investigadora, docente e artista, com um doutoramento em Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é professora convidada na secção de Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde leciona nos programas de licenciatura e mestrado. É membro do ICNOVA, onde coordena o projeto de investigação (de)MONSTRAS: imaginários, corporalidades e materialidades anfíbias (2024). É também colaboradora do I2ADS, onde co-programou o VIDEODREAMS: Práticas dos Imaginários (2022, FBAUP).Partilha com Maria Mire uma dupla artística desde 2017, tendo editado, em colaboração com esta, o número 59 da Revista de Comunicação e Linguagens, com o tema "Corpos-Media: Matérias e Imaginários" (2023), e o livro DEAD LINK: mediações das práticas artísticas (2021), da Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. -
Quinta-feira, 16 de janeiro 2025, às 19h00
Simulação e alucinação: O que vem depois da arte? - Conversa com Zachary Mainen, Gonçalo Guiomar e Jonathan Uliel Saldanha
O rápido avanço da tecnologia baseada em inteligência artificial tem permitido que os modelos de aprendizagem automatizada se insiram em praticamente todas as formas de relação e produção sociocultural. Com as suas profundas ligações históricas à neurociência, estes modelos inspirados na mente humana têm demonstrado uma capacidade inusitada de simular o que antes se pensava serem faculdades humanas singulares, como a linguagem, a produção de imagens e, em certo sentido, o raciocínio abstrato.Tal como acontece com um cérebro humano, estes modelos de inteligência artificial também são capazes de alucinar, e é neste plano de alucinação que nasceu uma série de projectos colaborativos, desenvolvidos no contexto da investigação terapêutica digital no Centro Champaliamaud para o Desconhecido.
Nesta discussão, os neurocientistas Zachary Mainen e Gonçalo Guiomar, juntamente com o artista Jonathan Uliel Saldanha, reúnem-se para discutir como o trabalho que desenvolvem se insere nos interstícios dos seus campos de prática e de que forma estes objectos influenciaram a sua investigação.Entrada gratuita.
Auditório BMAG.
Fotografia: Renato Cruz Santos -
Sábado, 1 de fevereiro, às 16:30 horas
Visita guiada à exposição com Rita Caldo e Patrícia Coelho
A artista Rita Caldo, que apresenta "Assim na terra como no céu" na sala de exposições do piso -1, fará uma visita guiada à exposição, juntamente com a curadora do projeto, Patrícia Coelho.
Mais tarde, pelas 18h30, acontece um concerto-performance por Crisálida.Entrada gratuita. -
Sábado, 1 de fevereiro, às 18 horas
Performance-Concerto por Crisálida
Crisálida (um projeto de Sofia Pinto) é o termo que deriva da coloração metálico-dourada encontrada nas pupas das borboletas. É a terceira fase da vida destes insetos, onde quase não se movem, a não ser para mexerem os seus segmentos e reproduzir sons com o objetivo de afugentar predadores.
Esta crisálida não é diferente, é estado de latência e embrião; aguarda que algo se defina para ter a bravura de sair da casca protectora. Até voar, nela se esconde, nunca adormece, embala-se com fitas de cassete e acordes de orgão, enquanto descobre como e onde está a sua voz. Asas nas costas, voo na placa de som.Entrada gratuita. -
Sexta-feira, 7 de fevereiro, às 18 horas
Lançamento da publicação Gineceu&Estigma
A publicação Gineceu&Estigma resulta do programa homónimo, eixo de conhecimento e mediação a partir da Botânica dos Jardins do Palácio de Cristal, no âmbito do ping! – Programa de Incursão à Galeria, projeto educativo da Galeria Municipal do Porto. Os contributos aqui reunidos, assim como as atividades que foram apresentadas ao longo do tempo, indicam diferentes possibilidades para se estabelecerem relações e reaproximações mais justas ao mundo natural. Este livro não é apenas uma memória, mas a extensão de um projeto que se expande e desenvolve continuamente. Divide-se em quatro capítulos – Especulações Botânicas, Micorrizas, Hackers&PANCs e Terrários – mostrando um ecopensamento que atravessa tanto a reflexão teórica como as ações educativas práticas, através de workshops, ensaios, conversas e percursos interpretativos.
Para festejar quatro anos do Gineceu&Estigma, o dia do lançamento é 7 de fevereiro e conta com a presença de Djaimilia Pereira de Almeida autora do livro A Visão das Plantas e Paulo Pires do Vale filósofo e comissário do Plano Nacional das Artes para uma conversa em torno das relações entre vidas humanas e a Natureza.
Local: Auditório BMAG -
Sábado, 15 de fevereiro às 16h30
Artist talk com Amy Ireland
Amy Ireland é escritora e teórica, mais conhecida pelo seu trabalho com o coletivo transfeminista tecnomaterialista, Laboria Cuboniks, cujo livro Xenofeminism: A Politics for Alienation (2018) foi traduzido para 18 línguas. É coautora de Cute Accelerationism (2024), juntamente com Maya B. Kronic.
Amy trabalha atualmente como editora e tradutora para a editora britânica de arte contemporânea e filosofia, Urbanomic.Local: Galeria Municipal do Porto