Ciência é Arte / Sexta-feira, 8 de abril, 19h00
A Ciência do Medo — Marta Moita
Ciência é Arte / Sexta-feira, 22 de julho, 19h
A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta
Patricia Saragüeta é licenciada e doutorada em Química, investigadora na Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), cientista e artista plástica. É professora na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FCEyN UBA), em Buenos Aires, e em conjunto com a sua equipa, participa na criação do Banco de Recursos Genéticos de espécies nativas ameaçadas na América do Sul, mais recentemente, na sequenciação do genoma da Onça-pintada. No campo artístico, dedica-se à poesia e ao cruzamento entre arte e ciência. Em 2007, foi seleccionada para uma performance colaborativa com a artista visual americana Joan Jonas (EUA), por ocasião da sua exposição "Timelines: Transparencies in a Dark Room", no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (Macba, 2007), e apresentou obras com os artistas Martin Bonadeo e Oliverio Duhalde em torno do trabalho do Nobel de Fisiologia Bernardo Houssay.
Ciência é Arte / Sexta-feira, 11 de novembro, 19h00
Metamorphosis — Emanuele Coccia
Emanuele Coccia é professor associado de Filosofia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. A sua obra explora a biologia, estética e arte contemporânea.
Ciência é Arte / Quarta-feira, 18 de janeiro, 19h00
Vibrações Cósmicas – Da Física às Artes no Cern — Mónica Bello com Nicole L’huillier
Curadora historiadora de arte, Mónica Bello dirige Arts at CERN, em Genebra, promovendo residências artísticas, comissões de arte e exposições. Bello é também curadora do Pavilhão da Islândia na Bienal de Veneza de 2022.
A artista Nicole L'Huillier trabalha com som, vibrações, ressonâncias, e múltiplas transduções para explorar a performatividade da micro à dimensão cósmica. Participou no programa Simetria, que lhe permitiu uma residência no CERN e nos observatórios astronómicos do Sul do Chile, ALMA e Paranal.