Ressonâncias de um Jardim
Workshop de revelação para escolas com Casa da Imagem
23.04.2024
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Eixo Gineceu & Estigma
Horário
15:30 — 17:30
Local
Casa da Imagem — R. de Soares dos Reis 608, Vila Nova de Gaia
Participação
Gratuita
A parte prática tem lugar na Casa da Imagem, um espaço de arte e partilha de conhecimentos, onde estudantes vão poder contactar com diferentes processos de revelação – mais experimentais e ecológicos – que usam algumas das plantas colhidas anteriormente.
O colecionismo botânico, as representações científicas de espécies vegetais e animais vão ser substituídas por uma representação da natureza não tão humanizada, mas mais vivenciada e pessoal.
A Casa da Imagem é um lugar de arte e mediação, aprendizagens transdisciplinares e museologia, agindo para a equidade e justiça social. É um projeto da Fundação Manuel Leão, em Santo Ovídio, Gaia. Inês Azevedo e Joana Mateus, coordenadoras, e mais artistas, mediadores e investigadores organizam exposições, desenvolvem estudos, orientam oficinas. A Casa da Imagem trabalha sobre: o uso das tecnologias digitais para a representação e envolvimento crítico dos jovens nas redes sociais; as imagens que representam a indústria; os arquivos Foto-Comercial Teófilo Rego e Rocha Artes Gráficas; e a criação de imagens através de processos ecológicos.
Fotografias de Renato Cruz Santos