Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

formas dos futuros ao redor
formas dos futuros ao redor adota uma perspetiva queer expandida para desafiar narrativas dominantes, substituindo-as por um amplo repensar e refazer de corpos, espaços e tempos. Ao abraçar diferentes posições numa afinidade não-conformista, questionam-se as características construídas do presente, promovendo a emergência de vários futuros. 
Projetam-se um conjunto de posições polifónicas e multissensoriais diversas, enquanto se celebra e potencia a capacidade coletiva de imaginar e ensaiar mundos vindouros.
 
Com
Ana Vaz, Ania Nowak, Joana da Conceição (Nave Geo-Celestial), KEM, Luiz Roque, María Jerez, Osías Yanov, Outi Pieski, P. Staff, Rodrigo Hernández, Sandra Mujinga
 
Curadoria
João Laia
 
Diretora Executiva
Sílvia Fernandes
 
Projeto Educativo
Matilde Seabra (Coord.)
 
Assistentes de Curadoria
Isabeli Santiago
Patrícia Coelho
 
Coordenadora de Produção
Patrícia Vaz
 
Coordenador Técnico
Paulo Coelho
 
Comunicação
Tiago Dias dos Santos (Coord.)
Hernâni Baptista
 
Frente de Casa e Relações Públicas
Rui Braga
 
Assistente de sala
João Ramos
 
Assistente de Produção
Clara Saracho
 
Técnicos de Instalação
Armando Amorim
Carlos Lopes
 
Assistente Administrativa
Juliana Campos
 
Design gráfico
Joana Lourencinho Carneiro
galeria

Para visitar até 15 de setembro

Exposição: formas dos futuros ao redor

Vivemos uma época intensa onde uma sucessão de eventos tem provocado tensões e conflitos nas nossas sociedades. Recentemente este contexto adverso foi classificado de crise permanente. Ao longo da história, momentos semelhantes criaram contextos de medo generalizado onde se tornava difícil, senão impossível, imaginar múltiplas possibilidades de futuro.

No entanto, este não é o único cenário possível: há outras maneiras de nos relacionarmos com o presente de forma a entendê-lo como uma fase de transição e transformação em vez de um colapso generalizado. Diversas perspetivas encorajam-nos a estados de espírito mais ousados através dos quais podemos criar imaginários que respondam ao nosso tempo de modo mais criativo. 

As posições apresentadas nesta exposição adotam atitudes abertas ao mundo, que desafiam as narrativas catastróficas que dominam o presente e, dessa forma, promovem o aparecimento de futuros múltiplos. Concentrando-se no agora, formas dos futuros ao redor têm como objetivo questionar a supremacia das visões que categorizam a nossa realidade, promovendo histórias e sentidos que celebram a nossa capacidade comum de imaginar e ensaiar mundos por vir.

AVISO: Esta exposição inclui obras com imagens que podem ser consideradas perturbadoras, assim como luzes estroboscópicas que poderão causar sintomas ligeiros de tontura, sonolência ou estimular epilepsia fotossensível.

Fotografia: Dinis Santos
galeria

formas dos futuros ao redor

Joana da Conceição: Nave Geo-Celestial

O trabalho de Joana da Conceição convida-nos a abandonar formas estanques de relacionamento com o mundo, propondo aproximações mágicas ao desconhecido. Nave Geo-Celestial é um mergulho no interior misterioso de um espaço pulsante feito de cor, luz, matéria e som. Este lugar em movimento reúne diferentes corpos animados: alguns lembram figuras familiares como uma cama, janelas ou um esqueleto, enquanto outros estranham ao constituírem-se como superfícies permeáveis e sugerirem imagens flutuantes ou céus cósmicos. Ao procurar uma imaginação livre, Nave Geo-Celestial projeta possibilidades várias de entender a realidade, questionando oposições como eu e outro, interior e exterior, micro e macro, horizontal e vertical, real e virtual, abstrato e figurativo, luz e obscuridade ou estático e em movimento. Aqui, estas distinções são substituídas por uma demonstração sensorial do relacionamento íntimo entre todas as coisas, materializando uma celebração da multiplicidade viva do universo.
 AVISO: A exposição contém luzes estroboscópicas que podem causar sintomas ligeiros de tontura, sonolência ou estimular a epilepsia fotossensível.

Fotografia: Dinis Santos

Sábado, 15 de junho, entre as 17 e as 20 horas

Inauguração: formas dos futuros ao redor

formas dos futuros ao redor é uma extensão do projeto homónimo apresentado na 12ª edição da Bienal de Gotembrurgo, com curadoria de João Laia em 2023, e tomará uma forma híbrida — entre a coletiva e a individual —, em dois espaços da Galeria: as obras de Rodrigo Hernández, Maria Jerez, Kem, Sandra Mujinga, Luiz Roque, Outi Pieski, Ana Vaz, P. Staff e Osías Yanov ocuparão o Piso 0, e um projeto expositivo intitulado Nave Geo-Celestial, de Joana da Conceição, poderá ser visitada no Piso 1.
Entre as 17 e as 20 horas.

Entrada gratuita.

Sábado, 15 de junho, às 11 horas

Escuta Ativa com Luiz Roque, na Fonoteca Municipal do Porto

No dia de abertura da exposição formas dos futuros ao redor — sábado, com inauguração a partir das 17 horas — acontecerá um conjunto de propostas que se ramificam para além do espaço da Galeria.
 
Às 11 horas, o artista Luiz Roque mergulhará no repertório musical da Fonoteca Municipal do Porto para uma sessão de Escuta Ativa, onde irá partilhar experiências pessoais e histórias musicais a partir dos discos da coleção.
Local
Rua de Pinto Bessa 122, Armazém 12 4300-427 Porto

Entrada gratuita.

Imagem: Guido Limardo

Sábado, 15 de junho, a partir das 23h

Programa de performances + Dj set, no Passos Manuel

A inauguração de formas dos futuros ao redor, contará também com as performances e música no Passos Manuel, que promete entrar pela noite dentro. 
 
- Começamos com a performance de María Jerez, "No ser ni la sombra de lo que fue", que se centrará na sombra dos corpos e na capacidade singular de produzir novas imagens, fragmentos e fantasmas.
- Segue-se Ania Nowak com "To the Aching Parts! (Manifesto)", que irá dissecar a linguagem, a favor e contra as comunidades queer.
- Joana da Conceição vai ainda apresentar "Sonho Lúcido", uma viagem aural tecida ao vivo que cruza narrativas visuais com a natureza hipnótica da música.
 
Logo a seguir, o Coletivo KEM guiará os nossos corpos por "Dragana Bar", uma festa que ocupará a pista de dança do espaço com um DJ-set e performances com a participação de Filipka Rutkowska, androgienia, Facheroia b2b Onio.
Local
Rua de Passos Manuel nº 137 (ao Coliseu) 4000-385 Porto

Entrada gratuita.

Imagem: Kem - Cred. Filip Preis

Sábado, 6 de julho, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visitas guiadas

Durante o tempo da exposição, serão feitas visitas guiadas pela equipa da Galeria:

- 6 de julho
- 3, 24 e 31 de agosto
- 7 de setembro
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Sábado, 20 de julho, entre as 15 e as 17 horas

Nave Geo-Celestial guiada por Joana da Conceição – visita-oficina para crianças

O que é uma Nave Geo-Celestial? Já viste alguma a pairar nos céus? Ou então aterrada por aí, algures na Terra?
 
Uma exposição de arte pode fazer-nos imaginar tanto, que até conseguimos subir ao espaço e apanhar um meteorito, ou entrar nas profundezas da terra e vermos túneis de lava. 
 
Se a imaginação nos leva tão longe, até onde nos levará a artista Joana da Conceição quando nos guiar, de forma especial, pelas obras que fez para a exposição Nave Geo-Celestial?
Todas as crianças deverão ser acompanhadas por um adulto.

A participação é gratuita e a lotação é limitada. Podem reservar lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 3 de agosto, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visita guiada

 
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Sábado, 24 de agosto, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visita guiada

 
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Sábado, 31 de agosto, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visita guiada

 
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Sábado, 7 de setembro, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visita guiada

 
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Assine a nossa newsletter