Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Programa 2023
A programação da Galeria Municipal do Porto é constituída por um conjunto de projetos expositivos e curatoriais assentes em dois eixos centrais. O primeiro tem como missão investigar, articular e expor, através da arte contemporânea, a profunda relação que existe no Porto entre cidade e ambiente natural, contexto urbano e rural, ecologia e criatividade. 
 
Imaginamos o Porto como o epicentro a partir do qual investigamos a identidade artística e os imaginários criativos contemporâneos, bem como as zonas de fricção e de tensão e luta de um território que existe para além das fronteiras conhecidas entre Portugal e Espanha, que é o Noroeste Ibérico Atlântico. Irá concretizar-se através de duas exposições: 
Desejos Compulsivos, que considera as questões da extração do lítio entre natureza e economia no território do Norte da Península Ibérica, e no final de 2023, a exposição Norte Silvestre e Agreste, que irá analisar os imaginários rurais e mitológicos criados por jovens artistas entre o Norte de Portugal e a Galiza.
 
O segundo eixo visa revelar a forma como a vida artística do Porto existe em diálogo e permuta com um contexto internacional vibrante e actualizado, concretizando a sua vocação e aspiração cosmopolita através de iniciativas de ponte como exposições, residências, festivais, apoios à internacionalização.
A exposição Dueto propõe um diálogo entre uma jovem artista do Porto — Maria Paz — e uma grande veterana da arte Norte Americana, a artista Joan Jonas, e a exposição do Prémio Paulo Cunha e Silva, que irá dar a oportunidade a três jovens artistas de estar numa das residências parceiras, nos Açores, na Escócia e em S. Paulo, levando a reputação do Prémio e do apoio da cidade às artes para fora de portas.

Assine a nossa newsletter