close
A Galeria Municipal do Porto, situada nos Jardins do Palácio de Cristal, foi projetada pelo arquiteto José Manuel Soares e inaugurada em 2001.
Apresenta um programa regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, desenvolvendo projetos também nos domínios do design e da arquitetura.
Com um programa de seis exposições anuais comissariadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, em articulação com curadores nacionais e internacionais e em coorganização com instituições culturais portuguesas e estrangeiras, a Galeria Municipal propõe uma reflexão sobre as tendências plásticas e discursivas da produção artística contemporânea estimulando o debate sobre as artes.
A Galeria Municipal do Porto é um espaço com entrada livre e conta com a Fundação EDP como mecenas principal.
Os projetos expositivos da Galeria Municipal do Porto são comissariados pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

Equipa

Presidente e Responsável pela Cultura
Rui Moreira

Direção Artística
Guilherme Blanc

Direção Executiva
Sílvia Fernandes

Coordenação de Produção
Patrícia Vaz

Assistência de Curadoria
Rita Roque

Coordenação Editorial

Lídia Queirós, Sofia Lemos
 
Serviço Educativo
Graça Lacerda, Rita Roque

Montagem
Isidro Caldeira, Joaquim Tavares, Octávio Vieira, Paulo Coelho, Paulo Vieira

Técnicos Som e Imagem
Arlindo Santos, Guilherme Dantas, Luís Neves, Telmo Vasco Teixeira
 
Apoio à produção
Joana Simons, Joaquim Aguiar, Maria dos Anjos Cerdeira, Sandra Paulinha
 
Direção Municipal de Cultura e Ciência
 
Diretora Municipal
Mónica Guerreiro
 
Diretora de Departamento
Sofia Alves
 
Serviços administrativos
Eduarda Paiva, Nina Machado

  • mecenas:

  • organização:

  • Fundação Edp
  • Porto.
close
Rua D. Manuel II
(Jardins do Palácio de Cristal)
4050-346 Porto
 
+351 226 081 063
galeriamunicipal@cm-porto.pt
fb.me/galeriamunicipaldoporto

Terça - Sábado
10h00-18h00

Domingo
14h00-18h00
 
Encerrado à segunda-feira e feriados
Entrada livre

30.06 — 19.08.2018

O ONTEM MORREU HOJE, O HOJE MORRE AMANHÃ

A Galeria Municipal do Porto convidou a artista Carla Filipe a desenvolver um projeto que se debruçasse sobre as práticas sociais em nightclubs, enquanto espaços de fuga às possíveis falências de sistemas sociais diurnos. Documentar, criar e cartografar através de um olhar atento ao meio envolvente são características fundamentais no trabalho de Carla Filipe, numa procura incessante dos elementos basilares que conferem sentido à existência de uma comunidade específica. Associada ao ambiente noturno – meio em que Carla Filipe se movimentou com uma participação ativa como artista plástica na criação de posters e imagens alusivos à programação de eventos de música eletrónica e DJ set – esta exposição será desenvolvida, a seu convite, com o curador Ulrich Loock, e contará com uma seleção de artistas locais e internacionais que se enquadram nesta convergência música/imagem mas cujo corpo de trabalho mantém um carácter autónomo enquanto criação plástica, refletindo a relação do particular com o plural (do indivíduo com a comunidade), e evocando pelo caminho a história da arte e a sua ligação à música através de um conjunto de referências autorais.

Curadoria:
Carla Filipe
Ulrich Loock