Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

  • Centre de Creation Contemporaine Olivier Debre, França

    Maíra Mafra é a artista selecionada para a residência CCCOD

    Maíra Mafra é a artista vencedora da Open Call lançado pela Galeria Municipal do Porto para a realização da residência artística no Centre de Création Contemporaine Olivier Debré (CCCOD). Com início a 1 de maio de 2024, Maíra Mafra realizará uma residência de investigação, durante dois meses, neste centro parceiro localizado em Tours, França. 
     
    Nas palavras da artista: “Nas práticas do habitar, humanos e as outras formas de vida, todos nós retiramos do ambiente a matéria-prima de nossa subsistência. Não há separação entre organismo e ambiente, diz Tim Ingold. Como podemos nos relacionar com as outras espécies, apesar de uma divisão (hierarquizante e até inimizante) sustentada pelas ciências modernas? Essas reflexões mobilizam uma pesquisa sobre relações entre seres vivos e seus habitáculos no ambiente urbano. Este, fruto de industrialização, urbanismo e higienismo modernos, em função dos quais foram definidas formas de controle sobre as espécies: desde a unidade mínima de habitação até o controle de pragas. Para elaborar tais questões, lanço mão da observação, da especulação e da fabulação sobre sistemas construtivos humanos e não humanos na cidade de Tours.”
    Maíra Mafra (Rio de Janeiro, 1991) é uma artista luso-brasileira a viver atualmente no Porto. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente frequenta o Mestrado em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha com a alteração de escalas e impenetrabilidade para criar experiências fabulativas sobre ideias de corpo, casa e cidade, em diálogo com práticas de habitar humanas e não humanas.

    Imagem: Kresten Julian Sommer

loading

Assine a nossa newsletter