Ciência é arte
Considerando os modos como a ciência e a arte descobrem e interrogam o mundo, faço a pesquisa sair do laboratório, partilhando conhecimentos sobre temas que importam para o presente da arte, como o medo, a reprodução e a alquimia moderna. 
galeria

Ciência é arte / Sexta-feira, 8 de abril, 19h00

A Ciência do Medo — Marta Moita

O medo é uma emoção primitiva, comum a todos os animais e essencial à sua sobrevivência. Mas é também uma emoção enigmática. Como é disseminado o medo? Como funcionam os mecanismos de defesa perante uma situação de risco e qual a sua influência no comportamento animal? E como é que o contexto determina a reação dos organismos ao perigo? 
No Behavioural Neuroscience Lab, a equipa da investigadora Marta Moita estuda a raiz do medo, focando-se nas rápidas alterações fisiológicas e comportamentais que ocorrem nos animais quando expostos ao perigo, e como estas contribuem para a sua sobrevivência.
 
Marta Moita é investigadora principal de neurociências comportamentais na Fundação Champalimaud, Lisboa. Estuda os mecanismos do condicionamento pelo medo.
Local: Auditório BMAG

Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Ciência é Arte / Sexta-feira, 22 de julho, 19h

A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta

A reprodução é uma das características principais dos organismos vivos. Em muitos mamíferos, a superfície do útero contém o endométrio, um tecido maleável que permite a formação da placenta,  fornecendo nutrientes, oxigénio e todos os elementos necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento de uma nova vida. O endométrio também redireciona as células de ADN, que interagem com o embrião para formar um novo ser. Na sua apresentação, a cientista, poeta e artista Patricia Saragüeta, irá refletir sobre a importância de estudar os aspectos 3D do ADN endometrial para compreender e melhorar a reprodução e conservação entre humanos e onças.
Local: Galeria da Biodiversidade

Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Créditos da imagem: Three transcription factors in search of the right enhancers. La Greca et al., eLife 2022;11:e66034 DOI: 10.7554/eLife.66034 Image by Maruki Nowaki 

Assine a nossa newsletter