Programas Públicos
Ciência é arte
Ciência é arte
Considerando os modos como a ciência e a arte descobrem e interrogam o mundo, faço a pesquisa sair do laboratório, partilhando conhecimentos sobre temas que importam para o presente da arte, como o medo, a reprodução e a alquimia moderna.

Ciência é arte / Sexta-feira, 8 de abril, 19h00
A Ciência do Medo — Marta Moita
O medo é uma emoção primitiva, comum a todos os animais e essencial à sua sobrevivência. Mas é também uma emoção enigmática. Como é disseminado o medo? Como funcionam os mecanismos de defesa perante uma situação de risco e qual a sua influência no comportamento animal? E como é que o contexto determina a reação dos organismos ao perigo?
No Behavioural Neuroscience Lab, a equipa da investigadora Marta Moita estuda a raiz do medo, focando-se nas rápidas alterações fisiológicas e comportamentais que ocorrem nos animais quando expostos ao perigo, e como estas contribuem para a sua sobrevivência.
Marta Moita é investigadora principal de neurociências comportamentais na Fundação Champalimaud, Lisboa. Estuda os mecanismos do condicionamento pelo medo.

Ciência é Arte / Sexta-feira, 22 de julho, 19h
A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta
A reprodução é uma das características principais dos organismos vivos. Em muitos mamíferos, a superfície do útero contém o endométrio, um tecido maleável que permite a formação da placenta, fornecendo nutrientes, oxigénio e todos os elementos necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento de uma nova vida. O endométrio também redireciona as células de ADN, que interagem com o embrião para formar um novo ser. Na sua apresentação, a cientista, poeta e artista Patricia Saragüeta, irá refletir sobre a importância de estudar os aspectos 3D do ADN endometrial para compreender e melhorar a reprodução e conservação entre humanos e onças.